Ayana Amorim

AYANA AMORIM

Atriz, Cantora, Compositora, Performer, Roteirista, Dubladora e Artista Visual. 
Atuou na série ‘Dois Tempos‘ streaming da Disney StarPlus Br, personagem Inaê, que estreia no segundo semestre deste ano conta a direção da Vera Egito. Premiada em 2021 no MVF como melhor narrativa nacional onde atuou, e assina roteiro, e foi assistente de direção no curta Cidade Dos Anjos do cantor Filipe Ret. Roteirista do documentário : Firma - Um olhar sobre mulheres pretas em Franca lançado em 2021. Participante da sétima temporada do Canta comigo disponível na Netflix. 
Participou do Collrs Brasil com live performance de sua música #Falatório; 
Contemplada pelo Proac LAB 2020 com o projeto ORíunda, com Lives Shows acompanhada de sua banda, com pesquisa documental na história do carnaval de Salvador. 
Fez parte da releitura do clipe A Carne de Elza Soares. Foi protagonista do Clipe Baiana de Emicida. 
Lançou neste ano o clipe do seu single Tropicaliente disponível em todas as plataformas digitais, e conta com a produção musical de Lino Kriss.
Estudou teatro na Funceb, e na Etec de Artes, cursou jornalismo na Unijorge, fez parte da montagem do espetáculo musical “Preta É A Cor Do Céu” com temporada no teatro Commune. Integrante da Cia Agbára de teatro coletivo de artistas negros que surgiu após a oficina de teatro musical negro, com foco e pesquisa em dramaturgia negra. Formada em dublagem pelo Senac, estudou sobre o ator imaginário com o preparador de elenco Christian Duurvort, e o percurso De Apropriação do Sistema Stanislavskiano - com a Sabrina Grave, estudou sobre Narrativa Documental - Instituto De Cinema. A multiartista vem conquistando seu espaço mesclando todas as linguagens que carrega consigo mostrando as potências de seu corpo que tem muito a dizer, corpo político ocupando todos os espaços e poético em sua re-existência.